quarta-feira, janeiro 13, 2010

Eu li "Gênesis" por Robert Crumb



Confesso, nunca gostei de Crumb e não gosto da bíblia.
Mas, essa obra me fez repensar um dos dois. É a hora perfeita para quebrar paradigmas e analisar Genesis pelo Crumb. Sério. Não é sarcasmo. Se ele tivesse feito o Apocalipse não compraria e muito menos leria. Seria Crumb por ele mesmo. Mas o Gênesis... Isso eu tinha que ver antes de morrer. Foi o motivo de ter comprado e lido.
Quem disse que leu até o fim e achou fácil, mentiu. É árduo! Não existe prazer algum em digerir um tijolo de 211 paginas com descrições e diálogos engessados (pesquisados). É o Gênesis... Enfim, fui guiado até o término porque o desenho é impecável. E o que me fez virar a pagina foi a percepção sagaz do autor em dividir os quadros harmoniosamente.
Crumb amadureceu muito na arte de contar historias em quadros. Um livro excelente. Isso sim é uma obra de arte.

A edição de Gênesis por Robert Crumb é da Conrad Editora. Compras aqui 

5 comentários:

Juan Moravagine Carneiro disse...

Sempre fui um apaixonado por quadrinhos, logo Crumb faz parte de um leque de artistas que admiro...porém em Genesis ele deixa claro que fez única e exclusivamente por dinheiro!

Aliás gostei muito do seu espaço.

Glauco Guimarães disse...

Nao sabia desse detalhe Juan, mas não anula a criatividade dele no final. Acho que esse foi o primeiro album dele q li ate o fim.

Valeu pela visita!

Silvana Nunes .'. disse...

Olá, boa tarde.
Sou professora, pesquisadora e contadora de histórias.Vivo de blog em blog angariando leitores e tentando divulgar o meu pelo simples fato de perpetuar a história de meu país - tenho medo que ela seja engolida por toda essa globalização.
Se gostar de meu esdpaço e achar minha proposta coerente, por favor SIGA-ME nesta luta por um mundo melhor.
FOI DESSE JEITO QUE EU OUVI DIZER... está convidando para conhecer uma lenda bastante contemporânea - a do pássaro-cabeça-de-vento.
É só clicar no link http://www.silnunesprof.blogspot.com que você chega até lá rapidamente.
Gostaria que tivesse um pouquinho mais de paciência comigo, estou com alguns probleminhas para resolver: preciso de um novo exame de vista e de um monitor novo, o meu está meio embaçado, já tentei regular, mas o problema está com ele mesmo, tenho de comprar outro. E agora não me encontro em condições disso - só eu sei o sacrifício que faço para postar as histórias.
Se já passei por aqui, mil perdões. Como disse, a falta dos meus óculos e esse monitor com problemas não me deixam enxergar direito.
Que os bons ventos soprem a seu favor neste ano de 2010.
A PAZ .
Saudações Florestais !

Descobrindo Um Novo Ser Lunático disse...

Li uma entrevista do Crumb na revisa +Soma e achei legal a iniciativa por este trabalho, fui numa livraria conferir o resultado já que na revista demonstrarm alguma prévia e fiquei curiosissima... Achei que as ilustras foram feitas minunciosamente e ficaram realemente perfeitas (mesmo que não tenha lido) e não acho que ele possa ter feito apenas por dinheiro, não sairia tão perfeito se não fosse um assunto que o "agradasse" em algum aspecto.

Leticia Duns.

Glauco Guimarães disse...

Bem, Leticia... Li até o fim. Se vc curte quadrinhos vale a pena um tempo.